quinta-feira, 12 jun 2025
InícioNotíciasNova PetrópolisSecretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove educação ambiental nas escolas...

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove educação ambiental nas escolas de Nova Petrópolis

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolveu uma série de palestras com foco em temas ambientais locais, voltado à promoção da educação ambiental no Município. As palestras abordam assuntos como: água, mudanças climáticas, resíduos sólidos, fauna e flora de Nova Petrópolis, solo, Mata Atlântica, polinização e bem-estar animal. O conteúdo é destinado a todas as instituições de ensino (municipais, estaduais e particulares) e cada palestra tem duração média de 50 minutos, podendo ser estendida conforme necessário.

O agendamento de palestras pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (54) 3281-8400 – Opção 6. A solicitação deve ser enviada com, no mínimo, 14 dias de antecedência e deve conter as seguintes informações: nome da instituição solicitante; tema de interesse; faixa etária e turmas envolvidas; número de alunos contemplados; três opções de datas e horários disponíveis; breve descrição sobre o contato prévio da turma com o tema e as expectativas em relação à palestra; e, sempre que possível, encaminhar previamente as dúvidas dos alunos, para que possam ser abordadas durante a atividade.

Confira, na íntegra, o conteúdo e a faixa etária de cada palestra:

– Água: reflete sobre o valor da água para a vida e seus usos no dia a dia. Incentiva atitudes responsáveis quanto ao seu consumo e conservação. Traz um panorama sobre a situação hídrica de Nova Petrópolis. Público recomendado: 1º ao 5º ano.

– Mudanças Climáticas: explora as causas, consequências e impactos das mudanças no clima sobre os seres vivos e o meio ambiente. Promove o debate sobre ações individuais e coletivas para adaptação e mitigação. Inclui estratégias de prevenção de desastres e eventos extremos. Público recomendado: 5º ao 9º ano.

– Resíduos Sólidos: discute o conceito de resíduos e a importância da destinação correta. Propõe soluções práticas para reduzir os impactos do descarte irregular. Apresenta a situação da gestão de resíduos em Nova Petrópolis. Público recomendado: 3º ao 6º ano.

– Fauna e Flora de Nova Petrópolis: valoriza a biodiversidade local, com destaque para espécies típicas da região e seus diferenciais em relação ao imaginário popular. Esclarece o papel ecológico da fauna e flora e os serviços ambientais que prestam. Propõe ações para sua proteção diante das ameaças atuais. Público recomendado: Educação infantil e ensino fundamental.

– Solo: explana sobre os diferentes tipos de solo e sua função nos ecossistemas e na agricultura. Relaciona o uso responsável com práticas sustentáveis, como compostagem e hortas educativas. Público recomendado: 1º ao 5º ano.

– Mata Atlântica: contextualiza o bioma Mata Atlântica, sua biodiversidade e importância ecológica. Relaciona os ecossistemas presentes no município com os serviços que prestam à população. Aponta as principais ameaças e caminhos para sua conservação local. Público recomendado: 6º ao 9º ano.

– Polinização: evidencia a função ecológica da polinização e sua relevância para a produção de alimentos e manutenção dos ecossistemas. Identifica os principais agentes polinizadores, com foco nas abelhas nativas. Público recomendado: Educação infantil e 1º ao 5º ano.

– Bem-estar Animal: estimula a compreensão sobre as necessidades e comportamentos dos animais. Destaca a responsabilidade no cuidado com a fauna doméstica. Informa sobre as ações municipais voltadas ao bem-estar animal e orienta sobre como registrar denúncias. Público recomendado: Ensino fundamental.

Para a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino, o objetivo das palestras é fortalecer a consciência ambiental nas crianças e adolescentes, promovendo conhecimento e senso de responsabilidade nas futuras gerações.

“Entendemos que a educação ambiental é uma ferramenta poderosa para construirmos uma cidade mais sustentável, e queremos que cada aluno seja um multiplicador desse compromisso com o meio ambiente. Convidamos todas as escolas a participarem dessa ação e caminharem conosco nessa jornada de cuidado com o nosso território e com o nosso futuro”, afirma Denise.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque