Os ingressos para o primeiro dia de passeios do Trem do Pampa (20 de julho), novidade do turismo na Campanha Gaúcha, esgotaram em um dia de vendas. Para atender a demanda, a Giordani Turismo, empresa responsável pela operação, abriu duas datas extras ainda neste mês, nos dias 21 e 28.
Com saídas previstas sempre aos sábados à tarde, o Trem do Pampa explora a beleza natural da Campanha Gaúcha, na fronteira do Rio Grande do Sul e Uruguai, e ainda inclui visitação e degustação de vinhos e sucos da Vinícola Almadén. A região é a segunda maior produtora de vinhos finos do país e tem Indicação de Procedência (IP), reconhecimento dado a produtos ou serviços originários de uma determinada região, cujas características ou qualidade são exclusivamente ou essencialmente atribuídas ao local de origem.
Os dois vagões do moderno Prosper, trem 100% nacional e o primeiro modelo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail, têm capacidade para 100 lugares, vista panorâmica e irão levar os passageiros por 20 quilômetros entre as Estações de Sant’Ana do Livramento e a de Palomas. A bordo, acontecem apresentações musicais e culturais colocando a cultura gaúcha e os encantos do Pampa em destaque, além de degustação de vinhos e suco de uva.
O roteiro se completa na localidade de Palomas, com uma visitação na Vinícola Almadén, da Miolo Wine Group, onde o passageiro pode degustar vinhos e espumantes elaborados com uvas viníferas cultivadas nos vinhedos mais antigos do Brasil e ainda fazer compras no primeiro free shop de vinhos brasileiros.
O passeio tem duração aproximada de 3 horas e os bilhetes custam R$ 135 por pessoa incluindo a viagem de trem, o transfer rodoviário, degustação a bordo e visita à Vinícola Almadén. A compra pode ser feita pelo site tremdopampars.com.br, pela Central de Vendas através do telefone (55) 3965-0088 ou diretamente na Estação de Sant´Ana do Livramento (R. Ten. Aníbal Benévolo, 198 – Centro). Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo e moradores de Sant’Ana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação, mediante apresentação de comprovante.