O vereador Adir Denardi realizou visita à Escola Municipal de Educação Infantil Professora Adriana Spall Wingert, em Canela, onde foi recebido pela diretora Rosane Boniatti, para fiscalizar a situação do contrato e da prestação de serviços da ADPECS (Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais), que possui uma gestão compartilhada com o Poder Executivo desta escola. A ida até a instituição foi motivada por uma demanda trazida por servidores, que procuraram o parlamentar para relatar o atraso nos vencimentos dos professores e servidores, que somam mais de 60 pessoas.
Preocupado com a situação, Adir Denardi entrou em contato com a Secretária Municipal de Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva, que já estava ciente do ocorrido e buscava, junto à equipe, uma solução ágil para o problema.
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) informou que, no dia 6 de junho de 2025, recebeu notificação formal da entidade ADPECS comunicando o bloqueio de suas contas bancárias, em decorrência de decisão judicial proferida no âmbito de um processo que tramita na Comarca de Itaqui/RS.
Diante do impasse, o vereador Adir Denardi reuniu-se com o Prefeito em Exercício, Gilberto Tegner, Tolão, que já tinha conhecimento do assunto para tratar deste impasse junto a PGM e o Sindicato da classe. A partir disso, as autoridades prontamente adotaram as medidas jurídicas cabíveis para resolver a situação o mais rápido possível.
Graças à união de esforços, o vereador Adir recebeu a importante notícia de que os pagamentos em atraso foram regularizados de maneira direta aos trabalhadores, com a anuência do Sindicato dos Professores, e que a Escola Adriana Spall segue funcionando normalmente, garantindo a continuidade dos serviços prestados à comunidade.
“É nosso dever estar ao lado da população, principalmente quando se trata da valorização dos profissionais da educação, que são os responsáveis pelos nossos bens mais preciosos de nossas famílias e o futuro de nossa comunidade, que são nossas crianças. Fico feliz por termos conseguido uma resposta rápida e positiva para esse caso”, destacou Adir Denardi.
Agora, o Poder Executivo busca uma solução permanente junto a PGM, a empresa e o sindicato, para seguir em pleno funcionamento esta importante escola, que atende mais de 300 crianças diariamente.