Home NotíciasCâmara Municipal de GramadoVereadores aprovam projetos de lei de autoria do Parlamento Jovem da Casa Legislativa

Vereadores aprovam projetos de lei de autoria do Parlamento Jovem da Casa Legislativa

por Redação Onde.ir
Câmara Municipal de Vereadores de Gramado

Os Vereadores Jovens da Câmara de Gramado vêm desempenhando um papel de destaque em sua atual legislatura, trazendo ideias que estimulam a inovação, o empreendedorismo e reforçam a importância da participação juvenil na construção do futuro da cidade.

Desde a posse, em maio deste ano, os 12 parlamentares mirins já apresentaram mais de 150 pedidos ao Executivo, entre indicações, pedidos de informação e de providências. Além disso, três projetos de lei foram elaborados e aprovados no Parlamento Jovem, sendo posteriormente encaminhados à Mesa Diretora da Câmara para tramitação.

Desses três projetos, dois já foram oficialmente protocolados pela Mesa Diretora – composta pelos vereadores Ike Koetz (Presidente), Rafael Ronsoni (Vice-presidente), Pedro Lazaretti (1º Secretário) e Roberto Cavallin (2º Secretário) – e receberam parecer favorável das comissões. Na sessão desta segunda-feira, dia 8, foram submetidos à votação em plenário e aprovados por unanimidade. Conheça as matérias propostas pelos jovens:

  • Projeto de Lei do Legislativo (PLL) nº 28/2025 – Institui o Prêmio Jovem Inovador, destinado a reconhecer e incentivar iniciativas inovadoras desenvolvidas por jovens de 15 a 29 anos no município. O prêmio busca valorizar o potencial criativo e empreendedor da juventude local, estimular projetos que tragam benefícios para Gramado, promover o sentimento de pertencimento e responsabilidade social e fortalecer a cultura de inovação na cidade.
  • PLL nº 29/2025 – Cria a Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente, a ser realizada anualmente até a segunda quinzena de agosto. O projeto visa fortalecer ações educativas e preventivas voltadas à saúde dos adolescentes, abordando temas como prevenção ao uso de álcool e drogas, conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, gravidez precoce e formação de educadores, profissionais de saúde e famílias para lidar com os desafios dessa fase da vida.

Veja também