sábado, 02 mar 2024 00:10:23
InícioNotíciasGeraisInscrições para o maior festival gastronômico do país na Serra Gaúcha continuam...

Inscrições para o maior festival gastronômico do país na Serra Gaúcha continuam abertas

O Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha, que será realizado entre os dias 11 de outubro e 26 de dezembro, continua com as inscrições abertas para a participação de restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, chocolaterias, produtores artesanais e similares da região.

Além de Gramado,Canela. Caxias do Sul e Bento Gonçalves, será uma grande oportunidade para que pequenos restaurantes de outros municípios da Serra Gaúcha possam divulgar seus pratos típicos da região, pois geralmente ficam de fora dos grandes eventos gastronômicos.

Trata-se do primeiro festival a reunir as cidades da Serra Gaúcha, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias. O evento pretende promover experiências inusitadas para o público, formadores de opiniões e para toda a cadeia que compõe os elementos principais da gastronomia regional da Serra Gaúcha.

Além dos estabelecimentos, os pequenos produtores artesanais também terão a oportunidade de mostrar seus produtos ao grande público que visitará a região atraído pelas festividades natalinas e de fim de ano.

O final do ano foi escolhido pois nesta época a região recebe, em média, 3,6 milhões de turistas, de acordo com as prefeituras, oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, grande parte com alto poder aquisitivo, em busca de atrativos de eventos natalinos.

Como participar

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://saboresdamontanha.com.br/formulario-de-inscricao-serra-gaucha/ até o dia 15 de setembro.

Poderão participar estabelecimentos da Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula), Região da Serra – Uva e do Vinho (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Veranópolis) e Campos de Cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Vacaria).

Valorização da gastronomia regional

O principal objetivo do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.

“O Festival será indoor, ou seja, ocorrerá simultaneamente entre os estabelecimentos e reunirá os principais nichos da gastronomia. Esse  modelo possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes, ainda que sazonais, atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares”, explica Reginaldo Pupo, da Sabores da Montanha, organizadora do festival.

Segundo ele, isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, entre outras facilidades.

Como participar?

Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias, chocolaterias e docerias também poderão criar produtos específicos.

Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes.

Na prática, nada muda no dia a dia de um restaurante. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.

Para participar, os estabelecimentos deverão entrar em contato por meio do Instagram @saboresdamontanha_br ou pelo WhatsApp (11) 9-5435-3665.

Festival em SP, MG e RJ

A Sabores da Montanha já vem realizando nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que teve início no último dia 2 de junho e prosseguirá até 30 de julho em 29 cidades dos três estados, espalhadas pelas regiões da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico, Sul de Minas Gerais e Visconde de Mauá. Ao menos 70 restaurantes estão inscritos para este evento. Saiba mais em www.saboresdamontanha.com.br.

Grupo Sabores

A Sabores da Montanha, organizadora do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira paulista.

O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

SERVIÇO | FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA SERRA GAÚCHA  

Início: 11 de outubro de 2023

Término: 26 de dezembro de 2023

Informações: (11) 9-5435-3665 | @saboresdamontanha_br

Fonte|Foto: ClubPress Comunicação Corporativa | Divulgação
Mais Notícias

Roteiros em Destaque