Na última sexta-feira (08), no Auditório da Secretaria da Saúde, profissionais da saúde participaram de um encontro sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que são medidas de urgência em que medicamentos são utilizados para reduzir o risco de HIV, hepatite B, e outras infecções após casos de violência sexual (estupro), relações sexuais desprotegidas (sem o uso de preservativo ou com seu rompimento) ou acidentes de trabalho que envolvam contato direto ou com instrumentos perfurocortantes com sangue e outros fluidos.
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) deve ser iniciada o mais rápido possível – preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e o acompanhamento deve ser realizado por seis meses. “A Vigilância em Saúde reforça que a PEP é uma tecnologia presente no SUS que deve ser buscada sempre que indicada”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Flávia Oliveira.
Em Gramado, todas as Unidades de Saúde estão aptas para atender as situações em que a PEP é indicada, em especial, a emergência do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) e o Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS).
Para mais informações, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.