Após realizar o mapa das zonas atingidas pelas chuvas no município, a Defesa Civil de Nova Petrópolis atualizou a lista de localidades afetadas, e, agora, os moradores desses locais que tiverem sofrido danos poderão acessar benefícios governamentais previstos para situações de calamidade e emergência pública. Foram incluídos no mapeamento a Fazenda Pirajá, Linha Araripe, Linha Imperial, Pinhal Alto e bairro Piá – zonas urbana e rural – e também a totalidade dos bairros Pousada da Neve e Vale Verde.
Neste momento, o benefício que já está disponível para os moradores das áreas atingidas é o Saque Calamidade FGTS. Conforme legislação federal, os trabalhadores assalariados, residentes em Nova Petrópolis, e que possuem saldo disponível para retirada, poderão fazer o pedido pelo aplicativo do FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa mediante a entrega de uma série de documentos. O pedido será avaliado e, caso seja aprovado, o valor será pago pela Caixa. Os pagamentos vão acontecer até o dia 6 de agosto.
Moradores das localidades que foram afetadas pelas chuvas também terão direito a outros tipos de auxílios. Estes estão sendo disponibilizados e divulgados conforme a liberação dos governos federal e estadual.
Confira a documentação para solicitar o saque do FGTS
– Documento de identidade (RG, CNH, carteira de trabalho, identidade profissional ou passaporte);
– Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, fatura de cartão de crédito, entre outros). O documento deve ter sido emitido até 120 dias antes da publicação do decreto de calamidade municipal; e
– Selfie com o documento de identificação próximo ao rosto.
Em caso de não possuir comprovante de residência, o trabalhador poderá solicitar à Prefeitura de Nova Petrópolis uma declaração em papel timbrado, registro de data e assinatura de autoridade competente, atestando que o trabalhador mora em uma das áreas registradas como atingidas.
Lista de localidades inscritas na Declaração de Áreas Afetadas, emitida pela Defesa Civil Municipal
– Fazenda Pirajá (parte urbana e rural)
– Linha Araripe (urbana a rural)
– Linha Imperial (urbana e rural)
– Pinhal Alto (urbana e rural)
– Linha Temerária
– Arroio Paixão
– Linha Gonçalves Dias
– Linha Riachuelo
– Pedancino
– Linha Pirajá;
– Linha Brasil Fundos
– São José do Caí
– Bairro Piá (urbana e rural)
– Bairro Pousada da Neve
– Bairro Vale Verde.