Nesta sexta-feira, 17 de maio, o Ministério do Trabalho e Emprego atendeu ao pedido da Prefeitura de Nova Petrópolis e liberou o Saque Calamidade FGTS para todos os trabalhadores assalariados que residem no município. Na quinta-feira, 16, o prefeito Jorge Darlei Wolf havia encaminhado ofício ao ministro Luiz Marinho com o pleito, em razão da impossibilidade de calcular as dimensões dos danos causados pelas chuvas na cidade.
No ofício enviado, o Poder Público Municipal relatou sobre as dificuldades enfrentadas por Nova Petrópolis desde que começaram as chuvas em 29 de abril. “O município foi segregado em vários segmentos isolados entre si, inviabilizando a real dimensão dos danos”, dizia o documento.
Agora, com a liberação do Governo Federal, todos os trabalhadores registrados e que residem na cidade poderão acessar o saldo do FGTS e utilizar esse recurso para se restabelecer, independente da localidade de residência. Para isso, o beneficiário deverá ingressar com pedido através do aplicativo FGTS ou procurar uma agência da Caixa Econômica Federal – responsável por analisar os pedidos e realizar os pagamentos.
A liberação do Saque Calamidade FGTS para todos os trabalhadores assalariados, atingidos pelos desastres naturais, é parte de uma série de esforço da Administração Municipal para mitigar os danos causados na cidade. Também está em vigor um decreto de emergência pública e a situação de Nova Petrópolis já foi reconhecida pelos Governos do Estado e Federal.
“Todas essas medidas irão possibilitar que os nova-petropolitanos possam acessar recursos e benefícios para reconstruírem suas casas e negócios, ajudando a retomar a economia local”, destaca o prefeito Jorge Darlei Wolf.
Os trabalhadores registrados poderão sacar até R$ 6.220,00, dependendo do saldo disponível no fundo. O prazo de retirada se encerra em 6 de agosto.