O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, enviou ofício ao Governo Federal nesta quinta-feira, 16 de maio, solicitando a liberação do Saque Calamidade FGTS para todos os trabalhadores assalariados residentes no município. A Prefeitura Municipal apresentou como justificativa o fato de a cidade ser uma das que mais sofreu danos na Serra Gaúcha em razão das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril.
No ofício o prefeito destacou o volume de estragos causados pelas chuvas no município. “Danos ao sistema viário municipal por conta de deslizamentos de terra, imóveis danificados e ou destruídos, cheia dos rios e riachos, com pontes submersas, danificadas e ou destruídas, o município foi segregado em vários segmentos isolados entre si, inviabilizando a real dimensão dos danos”, afirma.
A Administração Municipal tem tomado todas as medidas para viabilizar a liberação de auxílios para a reconstrução dos pontos atingidos. Um decreto de situação de emergência está em vigor, tendo sido reconhecido novamente pelo Governo do Estado na segunda-feira, 13 de maio, quando ocorreu a atualização das cidades em calamidade e emergência.
Nesta semana, a cidade também foi habilitada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e pela Caixa Econômica Federal para que os moradores das áreas atingidas pelas chuvas possam fazer o Saque Calamidade FGTS. “Todos os nossos esforços são no sentido de mitigar os estragos gerados pelos desastres naturais e ajudar a nossa população a se recuperar”, afirma o prefeito.
Nesta quinta-feira, 16 de maio, a Defesa Civil ampliou a lista de áreas afetadas pelas chuvas na cidade (total de 14 localidades), sendo elas Fazenda Pirajá, Linha Araripe, Linha Imperial, Pinhal Alto, Linha Temerária, Arroio Paixão, Linha Gonçalves Dias, Linha Riachuelo, Pedancino, Linha Pirajá Baixa, Linha Brasil Fundos, São José do Caí e os bairros Piá, Pousada da Neve e Vale Verde. Desta forma, um número maior de trabalhadores com carteira assinada já pode fazer o Saque Calamidade.
Agora, o Poder Público Municipal aguarda o retorno do Governo Federal, na expectativa de que todos os nova-petropolitanos que trabalham formalmente e possuem saldo do FGTS possam realizar o saque dos valores.